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Descubra como fazer pesquisa de mercado antes da compra.

Tradicionalmente, o ato de comprar segue essas etapas:


*Reconhecimento do problema, necessidade ou carência.

*Busca por informações para resolver o problema.

*Avaliação das alternativas

*Decisão de compra

*Uso

*Pós-uso.


De certa forma, o comprador de placas solares compara os benefícios dessa tecnologia com os sistemas comuns antes de tomar qualquer decisão.



O consumidor possui o hábito de planejar bem a compra, comparando benefícios, preços e propostas.



De fato: Comprar tecnologias mais "verdes" exige um pouco mais de estudo e pesquisa de mercado por parte do cliente.


Estude bem os benefícios entregues em cada etapa da compra para optar pela melhor alternativa.


Como isso acontece na prática?


  • Uma empresa sabe se diferenciar e fornecer informações importantes para o cliente tomar a decisão (a equipe do marketing ajuda o cliente a reconhecer a existência do problema).

  • A equipe de vendas apresenta a proposta de valor (ajuda o cliente a tomar a decisão de compra).

  • Quando o cliente adquire o produto, especialistas e demais profissionais informam como o produto resolve o problema do cliente (etapa do uso e do pós-uso).






Por exemplo: A Solar Blumenau oferece sistemas de energia solar fotovoltaica e acompanha o cliente desde a instalação da tecnologia até a etapa da operacionalização (atendimento diferenciado e mais próximo do cliente).


Empresas profissionais entregam resultados para o cliente desde a etapa “reconhecimento do problema, necessidade ou carência” até a etapa “pós-uso”.


E cada etapa impacta a vida do consumidor e da comunidade de alguma forma.


Procure examinar a experiência de compra e opte pelas empresas “amigas do meio ambiente”.


Qual é o impacto deixado pela sua empresa?


O planeta Terra é um sistema dinâmico que possui uma biocapacidade (fornecimento de recursos naturais que são consumidos pelas pessoas de uma localidade).


Além disso, a biocapacidade é a habilidade do sistema Terra em absorver resíduos deixados pelas pessoas.



Um exemplo: a quantidade de energia que o planeta Terra nos fornece.


No caso dos sistemas fotovoltaicos, é o próprio Sol que fornece essa eletricidade (energia mais limpa e barata).



Um comprador de placas solares estuda mais sobre tecnologias ambientalmente menos agressivas e foca na compra de produtos que respeitem a biocapacidade local em cada etapa da experiência de compra.


São ações locais que trazem um impacto global.


Por exemplo:


  • Não adianta uma empresa vender produtos ecologicamente corretos e fazer um marketing com panfletos (marketing) que vão poluir o meio ambiente [resíduo).


Questione-se: A empresa no qual eu trabalho ou compro é sustentável? E o que é sustentabilidade?




Entenda mais sobre o conceito de sustentabilidade


Compradores de placas solares buscam por mais sustentabilidade ambiental e econômica. E o que é a sustentabilidade ambiental?


Bem, o uso da energia solar fornece economia, ganho financeiro, sustentabilidade e é um modelo de operação simples e prático.


E sustentabilidade pode ser conceituado como o uso consciente e responsável dos recursos naturais para satisfazer as necessidades das gerações atuais e as futuras.



A sustentabilidade traz a ideia de perpetuação dos recursos ambientais.


Podemos então concluir que:


*Consumo sustentável é o consumo moderado que foca na preservação dos recursos naturais para que as futuras gerações possam fazer uso desses mesmos recursos.


Uma maneira de promover o consumo inteligente é organizar o consumo de acordo com as principais categorias de hábito de consumo:


a) Habitação.

b) Meios de mobilidade

c) Alimentação

d) Bens e serviços.


Na categoria "habitação", temos a opção de adotar placas solares para que a praticidade e a simplicidade da tecnologia fotovoltaica nos ajude a preservar recursos naturais para nossos filhos, netos e bisnetos.



Logo, o conceito de sustentabilidade está alinhado com a ideia de continuidade e eficiência (redução do desperdício e uso maximizado dos recursos).


É ser solidário com as futuras gerações (economia do ganho mútuo).

Ter acesso a um ambiente ecologicamente equilibrado é, sobretudo, um direito de todos.


Bem, examinando as questões dessa maneira, você terá ideias para fazer consistentes pesquisas de mercado e selecionar a melhor opção possível para o seu bolso e cotidiano.


E como as empresas do futuro impactarão sua vida?


Energia limpa (placas fotovoltaicas) é uma tecnologia que reduz o impacto ambiental (consumo de recursos naturais) e faz uma grande diferença para a vida do consumidor.


Essas empresas focadas em ecoinovação conseguem vender qualidade de vida alinhada com menor preço e transformação socioambiental (triplo ganho).



São empresas que resolvem problemas sociais e/ou ambientais com inteligência e muita tecnologia, buscando estar posicionadas como inovadoras, responsáveis e transformadoras.



Enquanto as demais empresas criam demanda artificial através de publicidade, as empresas socialmente responsáveis buscam entregar soluções para problemas já existentes.



O modo de entregar resultados faz toda a diferença!


Em geral, empresas posicionadas como socialmente responsáveis entregam resultados para o cliente e para toda a localidade (stakeholders) através de um ganho compartilhado.




É um conjunto de parceiros-chaves que ganham com a proposta de valor empresarial.


A própria localidade sofre com menos problemas como poluição, por exemplo.



Examinemos a visão da Solar Blumenau:



"Ser reconhecida como o centro de excelência em todas as atividades prestadas, estando

entre as melhores empresas de energia solar fotovoltaica do estado de Santa Catarina."



Uma empresa preocupada em melhorar o mundo a partir de ecoinovação só pode apresentar maestria e excelência em compartilhar oportunidades para um desenvolvimento local.



Eis o grande insight das empresas modernas: Todos colaboram. Todos ganham.



O desenvolvimento de um é a condição para o desenvolvimento do outro porque são solucionadas demandas reais.


Agora que você já sabe como identificar boas oportunidades a partir de pesquisa de mercado, que tal conhecer o perfil das pessoas que compram placas solares?


Saber mais sobre esse perfil de cliente significa ter um caso concreto de conexão “empresa e cliente”.


Fica mais fácil entender como empresas se posicionam para vender ideias sustentáveis.


Estudo de caso: Qual é o perfil das pessoas que compram placas solares?




Em geral, são pessoas que se preocupam em alinhar sustentabilidade ambiental e viabilidade econômica.


Fora isso, esse mesmo tipo de cliente se preocupa em saber mais sobre energia solar e aprender sobre o funcionamento do sistema como um todo (clientela inteligente).


Aprenda mais sobre energia solar! Leia nosso blog e não deixe de entrar em contato com a Solar Blumenau para conhecer nossa proposta de negócios.


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